A Assembleia de Deus em Mariana-MG

A História

A Igreja Assembleia de Deus em Mariana, teve o seu início nos idos de 1949, em um pequeno salão alugado no distrito de passagem de Mariana, por um esforço missionário da Assembleia de Deus de Nova Lima, presidida pelo então Pastor Geraldo Sales, o qual evangelizou a primeira família por meio de sua matriarca a saudosa Irmã Maria Inês Ferreira, mãe da saudosa Irmã Elenita Atanásia Silva e do nosso irmão Belarmino Estanislau Ferreira, um dos primeiros membros da igreja em Mariana.

Na década de 60, essa família se mudou para a cidade de Mariana/MG, residindo próximo a Praça Avelino de Souza Vieira, no atual bairro Barro Preto, concedendo sua residência para ser um ponto de culto, que por longos anos, abrigou os trabalhos realizados da Assembleia de Deus em Mariana-MG. Em 1975, com muita dificuldade e sob muitas perseguições, a igreja comprou um lote na Rua do Catete, 310, no centro de Mariana, e inaugurou o primeiro templo em 1977. Nesse tempo o obreiro dirigente era o saudoso Pastor Lourival Bruno dos Santos, que cooperava na obra do Senhor como obreiro enviado por Nova Lima, que era presidida pelo Pastor José Augusto Filho.

O trabalho incansável da igreja frutificou, outras congregações e pontos de cultos foram abertos nos distritos na região, e ao longo dos anos muitos obreiros foram enviados a Mariana para darem continuidade ao trabalho, como Pr. Manasses Augusto, Pr. José Batista, Pr. Gerson de Paula Lima, Pr. Miguel Valadão de Moraes, Pr. Pedro Paulo Ribeiro, Pr. Genário João Rodrigues, Pr. Jurandir Ribeiro dos Santos, Pr. Geraldo da Consolação, Pr. José Nicomedes de Castro, Pr. Wilson Moreira Martins, Pr. Joel Gonçalves Franco, que junto aos obreiros locais, contribuiram para o avanço da igreja na cidade e nos distritos adjacentes.

A Regional

Reconhecendo a expansão da igreja na região, que não era mais apenas uma, mas dezenove congregações com aproximadamente setecentos membros e a distância de sua sede regional, que era em Nova Lima/MG, a liderança da Assembleia de Deus no Estado de Minas Gerais, que no ano de 2003 era presidida pelo saudoso Pr. Anselmo Silvestre, decide elevar o setor de Mariana, a condição de Região, empossando como primeiro Pastor Regional, em outubro de 2003, o Pr. Ademir Roque de Melo, que já havia pastoreado as regionais de Maxacalis, Corinto e Riacho das Pedras, sendo a partir de então, a regional de Mariana, ligada diretamente a Igreja Central do Estado, em Belo Horizonte.

Na sua chegada, o Pr. Ademir encontrou um campo com muitas dificuldades de ordem estrutural e financeira. Diante dessas dificuldades o mesmo não se abalou. Confiando no Senhor, exerceu seu ministério com alegria e destreza; ministrando seminários, separando novos obreiros, promovendo o crescimento da regional, com abertura de novas congregações e campos missionários e construção de novos templos, chegando a alcançar o dobro do número de membros e templos recebidos.

A Emancipação

Pela estabilidade e estrutura alcançada pela igreja em sua nova fase, a Diretoria Geral das Assembleias de Deus no Estado de Minas Gerais, presidida pelo saudoso Pr. Anselmo Silvestre, resolve no ano de 2008 emancipar a Regional de Mariana, dando a mesma autonomia administrativa e eclesiástica, elevando-a a status de Ministério Independente, passando a ser denominada Assembleia de Deus Ministério de Mariana/MG. Assim, em Dezembro de 2008, em Assembleia Extraordinária na AD de Mariana/MG foi aclamado como Pastor Presidente o Pr. Ademir Roque de Melo e o Pr. Anselmo Silvestre como Pastor Presidente de Honra, o qual permaneceu assim até o seu falecimento.

E desde então, sob a presidência do Pastor ADEMIR, a ADMARIANA tem crescido e se fortalecido na região dos inconfidentes, proclamando o evangelho do Senhor Jesus Cristo com fidelidade Bíblica e no poder do Espírito Santo.

Venha nos visitar! Será uma honra recebê-lo em nossa casa. Deus te abençoe!